quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Síndrome do Estresse do Medial Tibial ou Periostite Medial da Tíbia

Nosso primeiro post vai para quem gosta de aventura mas nunca praticou nenhuma atividade fisica, com a colaboração do amigo Elias que é personal e treinador do Caicó Rugby Clube.

O Que é Canelite?


Depois do início dos nosso treinos há algumas semanas, praticamente todos os jogadores reclamaram da carga de treinamentos, do cansaço, dos arranhões e de algumas situações as quais somos submetidos durante os treinamentos físicos.

Entretanto, há um ponto para o qual todos nós estamos convergindo em concordar: não há pior consequencia dos nosso treinos do que aquela maldita dor no meio da canela, a qual, no ínicio, demos o apelido se “Síndrome da Platina Fantasma”.

Essa dor desgraçada diminui o rendimento, atrapalha a concentração e, semsombra de dúvidas, se tornou a inimiga número um do Caicó Rugby Clube. Porém, mesmo aparecendo de forma constante, quase nada sabíamos sobre ela.

Essa dor na canela – ou como chamamos “Síndrome da Platina Fantasma” –  trata-se realmente uma síndrome. E é cientificamente chamada de Síndrome do Estresse do Medial Tibial ou Periostite Medial da Tíbia, conhecida popularmente como “canelite”, sendo comum em atletas que praticam esportes como futebol, tênis, ciclismo, corrida, etc. 


Existem vários fatores envolvidos que contribuem isolada ou conjuntamente para o aparecimento seu aparecimento. Citaremos os mais comuns para usarmos como exmplo, mas, uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto revelará outros fatores contribuintes à canelite.

  • Prática de exercícios físicos sem acompanhamento de um profissional
  • Aumento drástico do volume de treinamento
  • Prática de esportes em terrenos muito rígidos
  • Calçados inadequados para o tipo de exercício e/ou pisada do atleta
  • Ausência de exercícios para fortalecer dos músculos da tíbia e da panturrilha

Os fatores de risco que podem determinar o aparecimento da canelite devem ser conhecidos e, se possíveis, evitados. Principalmente se seguirmos a recomendação de praticar qualquer atividade física mediante acompanhamento de um profissional da área.

O tratamento da canelite deve ser feito sob acompanhamento médico. Mas, para alívio imediato das dores, após o treino recomenda-se o alongamento dos músculos posteriores da perna (panturrilha) e a aplicação de gelo no local. Também poderá ser levada em conta a hipótese de se evitar qualquer tipo de corrida por até dez dias.

 O uso de calçados adequados a atividade física que se pretente praticar, o aquecimento antes dos exercícios e a prática de musculação, visando fortalecer articulações e músculos são de extrema importância para a prevenção não só da canelite como de qualquer outro tipo de problema que envolva exercícios.

Outra prática que deve ser respeitada durante os treinos é a de sempre se manter em movimento. Ou seja, logo após uma sequencia de corrida, por exemplo, jamais deve-se parar “de vez” para descanço. Recomenda-se mantenr o movimento, fazendo caminhadas leves, evitando o acúmulo de sangue pós-exercício – acúmulo esse que contribui para a inflamação dos músculos.

   Agora, com a nossa vilã mais bem caracterizada, é necessário tomarmos cuidados para que ela não atrapalhe nossas vidas como atletas e esperar que não continue a causar mais estragos. Vade retro, canelite!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário